ROBÓTICA

BEM VINDO AO FUTURO!

No ano de 2020 o Balão Mágico implementou a Robótica Educacional em suas atividades complementares, como ferramenta no ensino e aprendizagem em âmbito nacional, participando de forma significativa da formação pessoal e profissional dos alunos.
A Robótica Pedagógica estimula habilidades que serão utilizadas durante toda vida do aluno.
Um mundo complexo e repleto de desafios requer pessoas com iniciativa, que consigam buscar soluções de modo dinâmico e criativo e que sejam capazes de utilizar seus conhecimentos e habilidades para criar novas oportunidades. Pensando nisso, O Balão Magico, por meio da Robótica Educacional, oportuniza experiências de aprendizagem que efetivamente contribuem para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo de seus alunos.

A robótica pode contribuir para uma aprendizagem dinâmica, divertida e significativa.
Através das linguagens matemática, visual, musical, oral e gráfica as crianças são desafiadas a pensarem sobre o mundo a sua volta.
No Balão Mágico a robótica estimula o pensar tecnológico através de resolução de problemas e na discussão de ideias, envolve e articula conceitos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática através de experiências capazes de solucionar problemas e desafios gerando novas tecnologias, respeitando a faixa etária e linguagem dos alunos. Somos pautados por valores que nos conduzem a respeitar o tempo de cada criança e suas necessidades, estimulando a descobertas com segurança, confiança e credibilidade, sendo feliz naquilo que se aprende.

MUSICALIZAÇÃO

“A aula de musicalização para as crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música…
A musicalização infantil é um ótimo recurso para auxiliar no desenvolvimento de criança de todas as idades. O BALÃO MAGICO conta com um profissional qualificado e atencioso para conduzir atividades que despertam a musicalidade dos pequenos, desde o berçário.
Ao vivenciar a música, as crianças desenvolvem diversas competências que contribuem em sua formação. Essa experiência pode começar até mesmo antes do nascimento. Em nossas aulas a criança terá contato com instrumentos e dinâmicas musicais de forma leve e divertida, melhorando a sua capacidade de interagir e se relacionar com outras crianças, fortalecendo a sua segurança emocional, confiança e sensação de pertencimento.

Além disso, com a musicalização infantil você irá notar diversos benefícios ligados ao desenvolvimento da coordenação motora  no raciocínio lógico, concentração, paciência e disciplina.
Estudos apontam que quando o processo de musicalização é inserido na vida de alguém ainda na infância, a criança tem mais chances de desenvolver melhor a coordenação motora, criatividade e outras características que têm o poder de contribuir para o desenvolvimento pessoal e o convívio em sociedade.
Com as aulas de musicalização infantil  ofertadas no Balão Mágico as crianças têm acesso à uma formação musical que proporciona todos os benefícios anteriormente mencionados, porém de uma maneira potencializada.
Todas as aulas são conduzidas de maneira que todos os alunos recebam atenção exclusiva, o que permite um aprendizado verdadeiramente positivo.

A HORTICULTURA

Isso diminui os riscos de desenvolvimento de doenças, o torna consciente sobre a importância de comer bem e, com certeza, acaba com cara feia na hora de comer salada nas refeições.
Com a crescente presença da tecnologia no cotidiano do público adolescente e infantil, as crianças têm tido cada vez menos contato com a natureza, o que afeta não só a conscientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, mas também o desenvolvimento humano e social delas. A horta na escola têm sido a saída para a nossa escola, pensando em resgatar essa relação tão importante..

Oferecemos espaço para o cultivo dentro da escola, aproximando os alunos da natureza, gerando uma importante relação afetuosa com a mesma, de modo a conscientizá-los sobre a importância de cuidarmos das plantas e do meio ambiente no geral. Essa proximidade e afetividade com a natureza, é o primeiro passo para a construção efetiva e permanente de hábitos sustentáveis.

Apresenta a origem dos alimentos

Saber o que está sendo consumido, quais são os nutrientes necessários para o crescimento e de onde vêm os alimentos é fundamental para as crianças, que estão iniciando a formação dos seus hábitos.

Ao colocarem a mão na terra e plantarem frutas e verduras , nossos alunos se familiarizam com os alimentos, compreendem do que eles são feitos e como podem contribuir para uma alimentação adequada.

Dessa forma, é possível incutir nas crianças o hábito de se alimentar saudavelmente desde cedo, ajudando-o a distinguir o tipo de alimento que lhe faz bem dos que não trazem benefícios para a sua saúde.

 

Isso diminui os riscos de desenvolvimento de doenças, o torna consciente sobre a importância de comer bem e, com certeza, acaba com cara feia na hora de comer salada nas refeições.

A horticultura nada mais é do que a produção e o cultivo de hortas e plantações de hortaliças, e pode também ser usado como técnica e projeto pedagógico em escolas.
A horta em nossa escola é suspensa na parede, de modo que se possa aproveitar o espaço e os vasos estão presos na altura que favorece o manuseio dos alunos.

A horta em nossa escola tem como principais objetivos demonstrar às crianças a importância dos valores nutritivos dos alimentos cultivados, fazer com que os pequenos possam refletir a respeito das sobras e desperdício de alimentos, mostrá-los as diferentes hortaliças e ensiná-los como manusear as plantações.

Nossa horticultura é cultivada com a participação dos alunos e para não confundir os nomes das verduras e legumes, colocamos plaquinhas com os nomes gravados na terra.

O que plantamos em nossa horta é servido também no prato dos nossos alunos e a colheita sempre é feita por eles mesmos, em pequenos grupos , onde são orientados pela nutricionista da escola.

Viu só quantos benefícios a horta na escola infantil pode proporcionar durante o processo de aprendizagem do seu pequeno? Ao matriculá-lo em uma instituição de ensino que ofereça essa experiência, você estará causando um enorme impacto positivo não só na educação do seu filho, mas também em sua saúde e formação enquanto cidadão.

PSICÓLOGO

Quais são as atribuições e a importância do psicólogo escolar?

O psicólogo educacional tem a atribuição de estudar e intervir no comportamento humano no contexto da educação. Um de seus principais objetivos é o desenvolvimento de todos aqueles que estão inseridos neste cenário.

Ele é um agente fundamental para proporcionar o desenvolvimento dos estudantes, professores e demais pessoas envolvidas no contexto da escola. Desse modo, as competências do psicólogo vão ao encontro da prevenção, especialmente na melhoria da adaptação dos indivíduos e na promoção do bem-estar e da excelência acadêmica.

As atribuições desse profissional são variadas. Vamos ver algumas delas:

  • Intervenção em relação às necessidades educacionais dos alunos;
  • Orientação, aconselhamento profissional e vocacional;
  • Funções preventivas;
  • Intervenção na melhoria das ações educacionais;
  • Formação e aconselhamento familiar;
  • Intervenção socioeducativa para a construção de um ambiente educacional positivo e integrador.

O psicólogo, então, é fundamental para orientar as crianças e professores sobre temas relevantes no cenário atual, como bullying e relacionamento familiar. 

Além disso, eles desempenham papel importante na percepção de necessidades especiais no aprendizado, contribuindo para a melhora no rendimento escolar.

Quais são os impactos dessa atuação?

Os impactos da atuação do psicólogo escolar podem ser percebidos no cotidiano. Confira alguns benefícios que ele traz para a instituição!

Proporciona a melhoria do aprendizado

O psicólogo tem a capacidade de promover a boa adaptação e potencializar o sucesso dos estudantes, auxiliando-os ao longo do processo de aprendizagem.

O psicólogo escolar deve ter convivência com as crianças e a escola, podendo fazer uso de observação participante, entrevistas abertas, participação em espaços lúdicos e visitas domiciliares, visando estabelecer vínculos, criando espaços de escuta e oportunidades de dar voz aos …

O papel do psicólogo no Balão Mágico é o de agente de mudança, no qual busca promover a reflexão e conscientização dos grupos que compõem a escola (alunos, profissionais e responsáveis), acerca do melhor funcionamento do processo educacional, dentro da realidade da instituição, diagnosticando estas situações para planejar as ações que irão beneficiar esse cenário.

CAPOEIRA

Através das brincadeiras presentes no ensino de capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

Outra vantagem da Capoeira para a criança é que não gera nenhuma frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da auto  superação e não da superação sobre os demais colegas.

No Balão Mágico, o mestre de capoeira que ministra as aulas, apresenta atividades que se refere aos aspectos físicos a esse esporte oferecendo:

  • Resistência aeróbica e anaeróbica;
  • Velocidade;
  • Flexibilidade;
  • Resistência muscular;
  • Aumento de dos reflexos;
  • Força e agilidade;
  • Equilíbrio, coordenação e ritmo;
  • Tempo de reação simples e complexo;
  • Mais capacidade cardiorrespiratória.

No que se refere aos aspectos psicológicos:

  • A atenção e percepção
  • A criatividade;
  • O autocontrole e astúcia;
  • A cooperação e o sentido de sociedade;
  • A disciplina e o respeito;
  • Segurança em si mesma.

O uso da capoeira para estimular as crianças a manter, aprimorar e, em muitos casos, recuperar movimentos próprios do corpo humano é ponto essencial do trabalho de corpo e movimento para a Educação Infantil.

A Capoeira aparece nesse cenário como uma alternativa para a manutenção do bom funcionamento corporal.

A cooperação é o que diferencia a capoeira das outras artes marciais. Os jogadores, os músicos, os componentes da roda e o público são todos atores sociais participantes.

Na aula de Capoeira no Balão Mágico, as crianças se alternam em todos esses papéis, interpretando em grupo um pequeno teatro social.

A capoeira contemporânea na educação infantil se dá de maneira lúdica, histórica e cultural.

Grande parte das aulas de capoeira se dá brincando. Com esta atitude ela inventa, experimenta, descobre, aprende e aprimora habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento total da coordenação motora, do pensamento, da concentração e atenção. A capoeira é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É um espaço que merece atenção.

O objetivo da aula é apresentar às crianças os movimentos corporais e músicas da capoeira de maneira lúdica, para que a aula se torne interessante e atraente.

BALLET

Dançar é uma diversão!
Talvez seja por isso que tantas crianças gostem da atividade. Mas quando se trata de dançar ballet, a atividade pode ser ainda mais importante. Entenda como o ballet ajuda no desenvolvimento da criança.

A atividade física desempenha um papel importante na saúde e no desenvolvimento das crianças na primeira infância e pode ser considerado uma atividade prazerosa e contribui também para o desenvolvimento sócio-cultural delas.

O Balão Mágico oferece a modalidade de ballet em seu espaço, um papel muito importante, podendo ser atrativa para meninos e meninas, distraindo um pouco das atividades lúdicas que visam o seu desenvolvimento cognitivo para o corporal. A aula é  ministrada por uma profissional especializada, com conhecimento nos limites corporais de cada aluno.

        O ballet é uma das atividades mais recomendadas para crianças e pode ser praticada por ambos os sexos, combina atividades físicas com musicalidade, lateralidade, coordenação motora e um pouco de teatralização, esta é considerada uma atividade bastante completa para as crianças. Além disso, o ballet auxilia na concentração, postura e ritmo, que são importantes para muitas outras atividades. 

Nem todo mundo sabe, mas é considerada uma arte cênica, pois busca contar uma história através da evolução de uma dança e movimentos corporais, que exigem não só uma boa dedicação da criança, como também muita coordenação motora para se mover corretamente conforme a música.

       O ballet pode ser praticado desde muito cedo, por crianças entre 3 e 4 anos. É nesta época que o sistema psicomotor da criança começa a assimilar melhor e fixar com mais facilidade os movimentos e os exercícios propostos Por ser uma ótima atividade para o corpo, também contribui bastante no desenvolvimento do equilíbrio da criança, trabalha tanto o corpo quanto a mente, ajudando no desenvolvimento infantil como um todo.      Para crianças que têm dificuldade de concentração na escola, por exemplo, o ballet é uma atividade super indicada para auxiliar nessa questão, trabalhando diretamente em conjunto com a escola da criança.

Crianças com problemas de autoestima, sintomas de stress ou ansiedade podem encontrar no ballet uma oportunidade de melhora, não só devido à atividade em si, mas também devido ao contato frequente com outras crianças.

Com um projeto de dança educativa, essa atividade visa o desenvolvimento da coordenação motora, a musicalidade, integrando-se o conhecimento intelectual, a habilidade corporal e a criatividade das alunas.

NUTRICIONISTA

A boa alimentação é parte vital no desenvolvimento infantil como um todo, pois na infância o organismo necessita de uma dieta saudável, rica em nutrientes, para se desenvolver bem. Como hoje as crianças passam boa parte do seu dia na escola, acabam fazendo suas refeições mais importantes dentro dela, como café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Dessa forma, a escola precisa estar sempre empenhada em oferecer a seus alunos cardápios  saudáveis e variados, bem como auxiliá-los na formação e manutenção de hábitos alimentares positivos, ampliando a compreensão da criança sobre a relação entre saúde e alimentação.
Para ajudar nessa tarefa, o Balão Mágico conta com o trabalho da Nutricionista, que auxilia na seleção dos alimentos e na organização da rotina alimentar, assim como analisar as necessidades de cada criança.

Nosso foco é trazer uma orientação lúdica através de um projeto que apelidamos de  ESCOLA AMIGA DA COMIDA e nele abordamos diferentes situações com as crianças, conhecendo os alimentos de forma saudável e divertida, respeitando o tempo e a aceitação de cada criança.

Confira 6 benefícios da alimentação orientada pela Nutricionista dentro do Balão Mágico.

  • ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Todos nós sabemos o quanto uma  alimentação saudável é importante, tanto na vida dos adultos quanto das crianças. 

Diversas doenças, como diabetes,  obesidade, hipertensão e muitas outras, podem ser desenvolvidas a partir de uma dieta inapropriada, principalmente na infância. Por isso, o acompanhamento profissional sobre os alimentos oferecidos na escola é tão importante, pois o Nutricionista irá selecionar somente alimentos saudáveis, dos mais variados grupos alimentares, para formar uma dieta equilibrada aos alunos.

  • INCENTIVO PARA EXPERIMENTAÇÃO DE NOVOS ALIMENTOS

Muitas crianças têm dificuldade em provar novos alimentos, devido as texturas, sabores, cheiros e colorações que eles possam ter. Por essa razão inserir frutas, legumes e verduras na alimentação podem ser um grande desafio, pois os pequenos fazem uma verdadeira resistência. Com o auxílio da Nutricionista na escola apresenta uma gama maior de alimentos diferentes as crianças, como podem ser preparados e apresentados de forma a se tornarem mais atrativos aos pequenos.

A  nutricionista conta que o aprendizado da criança na alimentação se dá através de uma comunicação adequada, por meio de uma linguagem visual, texturas e cores, e experiências sensoriais que podem influenciar o padrão alimentar a ser adotado. “Esse conhecimento adquirido nessa faixa etária é indispensável, já que proporciona às crianças uma descoberta sobre a importância do alimento natural para manterem suas atividades e para seu crescimento”.

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